
Arsenal de Canelas participa no II Torneio Organizado pelo Feirense no Mini Andebol
O SC Horta venceu o Águas Santas por 33-27 (15-13 ao intervalo) no 1.º jogo do Playout, com vista ao apuramento para os Playoffs 2009.
A 2.ª mão está marcada para quarta-feira, 1 de Abril, pelas 21.00h, no pavilhão do Águas Santas.
A ser necessário disputar um 3.º encontro, a “finalíssima” está agendada para a Horta, a 5 de Abril, pelas 21.00h (hora local).
Recorde-se que o vencedor desta eliminatória defrontará o FC Porto nos 1/4 de finais dos Playoffs.
Com o objetivo de colocar fim a tentativas de suborno, a federação europeia de andebol (EHF), anunciou que os nomes das duplas de arbitragem serão mantidos em segredo até duas horas antes dos início dos jogos das competições europeias.
Equipas, árbitros e treinadores de vários países revelaram nos últimos dias terem sido vítimas de tentativas de suborno nas principais competições europeias, o que levou EHF e federações nacionais a abrirem investigações e a suspender alguns juízes.
A Assembleia Geral (AG) da Federação de Andebol de Portugal (FAP) aprovou este sábado, por maioria, uma proposta que abre portas à integração dos clubes da Liga Portuguesa de Andebol (LPA) na primeira 1.ª nacional. Em AG extraordinária destinada a aprovar o planeamento para a época desportiva de 2009/2010, a possibilidade de extinção da LPA ficou prevista com a aprovação do "Anexo C", que prevê a realização de uma competição principal com 12 clubes. Na 1.ª divisão nacional seriam incluídos os actuais nove clubes da LPA e os três primeiros da actual competição máxima da FAP, num modelo competitivo similar ao da actual Liga, com fase regular e playoff. No entanto, foi também aprovada, por maioria, uma proposta que prevê a manutenção do actual modelo competitivo federativo (Anexo A), tendo sido prevista e incluída a realização da Supertaça Arena - Portimão. No caso da LPA, que fez sexta-feira sete anos, não se extinguir, alguns dos seus clubes podem ainda ser integrados na competição federativa. Os clubes da LPA ainda vão reunir para decidir o seu futuro (extinção ou manutenção), pelo que a FPA decidiu deixar em aberto as duas hipóteses. Na sessão ordinária da Assembleia Geral foi aprovado o Relatório e Contas relativo ao exercício de 2008. |
|
![]() |
![]() |
![]() |
O Belenenses recebe já amanhã o Torneio Internacional, que contará com quatro equipas, entre elas a organizadora. Juntamente com a turma do Restelo estará o Ginásio Sul, CDE Camões, assim como os angolanos do Kabuscorp. Recorde-se que esta mesma equipa já havia participado no Torneio Internacional do SC Horta, do passado fim-de-semana, ficando na última posição, atrás da selecção do Canadá, do Benfica, e dos vencedores, o SC Horta.
25 de Março de 2009 (quarta-feira)
19:45h Ginásio Sul - Kabuscorp (Jogo A)
21:30h Belenenses - CDE Camões (Jogo B)
26 de Março de 2009 (quinta-feira)
19:45h Vencido do Jogo A x Vencido do Jogo B
21:30h Vencedor do Jogo A x Vencedor do Jogo B
O guarda-redes Hugo Laurentino (FC Porto) já tinha jogado alguns minutos frente a Letónia e França, mas foi no Luxemburgo que, finalmente, pôde demonstrar as suas qualidades na Seleção em quase meia parte do duelo de qualificação para o Europeu da Áustria'2011. O triunfo categórico (33-26) frente ao adversário do Grupo 6 começou a ser desenhado com a sua entrada em campo, acabando em 20 minutos com 12 defesas e apenas 8 golos sofridos (60% de eficácia), depois de substituir o parceiro Hugo Figueira.
"Fiquei muito contente com esta oportunidade concedida por Mats Olsson e, para melhorar as coisas, o jogo correu-me bem. Não foi confortável, porque o Luxemburgo colocou muitas dificuldades na 1.ª parte. Mas a nossa consistência veio ao de cima, num triunfo importante que mantém as nossas aspirações de qualificação para o Europeu", considerou Hugo Laurentino, cotado como o guarda-redes mais eficaz (37%) da fase regular do Campeonato da Liga, ganha pelo FC Porto.
O guardião, de 24 anos, tem sido uma das revelações da temporada, contribuindo também para o sucesso dos dragões, que partem para o playoff com a vantagem do fator casa: "O segredo é o trabalho. Tenho uma vida complicada, porque treino e estudo Fisioterapia, mas os resultados aparecem e tudo vou fazer para continuar a ser chamado."
Fonte: "Jornal Record"A seleção portuguesa ficou agrupada com Roménia, Ucrânia e Suíça, de acordo com o sorteio hoje realizado na sede da Federação Europeia de Andebol, em Viena.
"Não é um grupo favorável, mas nunca desistir é o meu lema. Tudo faremos para alcançar o segundo lugar, já que com a Roménia vai ser um jogo difícil. Mas há jogos e jogos, não há impossíveis no desporto", disse à Agência Lusa Paula Castro.
De acordo com a selecionadora, a equipa da Suíça é a mais acessível, encontrando-se "talvez no mesmo patamar de Portugal", com as nossas jogadores "um pouco mais acima".
"Já jogámos com a Suíça, na Eslováquia, e vencemos. Mas criaram-nos alguns problemas. São, na maioria, jogadoras profissionais que jogam fora do país", explicou.
Em relação à seleção da Roménia, Paula Castro salientou que se trata de "uma equipa de topo" e que se encontra nos "sete ou oito primeiros lugares" europeus.
Quanto à Ucrânia, a técnica nacional sublinhou que as suas jogadoras também "não terão uma tarefa fácil pela frente".
"Tudo faremos para ultrapassá-la, mas penso que haverá mais equilíbrio do que quando jogámos da última vez. O jogo foi muito equilibrado, mas nos últimos 15 minutos fomos abaixo", explicou.
Os jogos da fase de qualificação estão agendados para 14 e 18 de Outubro de 2009 e 31 de Março, 4 de Abril e 26 e 30 de Maio de 2010.
A formação das quinas precisa de ficar num dos dois primeiros lugares do agrupamento para chegar à fase final, que se disputa na Dinamarca e Noruega, de 9 a 19 de Dezembro de 2010.
Torneio vai reunir 8 equipas de júniores.
O Bosco/Atletica (Espanha), VSH 2002(Dinamarca) e o Pabéllon Ourense, são os convidados internacionais da XXIX edição do Torneio.
A estas equipas juntar-se-ão os júniores do Ginásio, São Bernardo, Os Belenenses, Sporting e Almada. Numa primeira fase as equipas serão divididas em duas séries, onde as equipas jogarão entre si a uma só volta.
De seguida os 4ºs classificados das duas séries defrontam-se para definir o 7º e 8º, os 3ºs classificados disputam o 5º e 6º, os 2ºs classificados o 3º e 4º e por fim os dois primeiros disputam o título de vencedor.
O Torneio vai se realizar de 6 a 11 de Abril no Pavilhão Adelino Moura em Almada.
Portugal vence Luxemburgo
A Seleção Nacional cumpriu este domingo a obrigação de vencer fora o Luxemburgo, condição essencial para se manter na corrida a um dos dois lugares de acesso à fase final do Campeonato da Europa de 2010, na Áustria.
Portugal venceu por 33-26, mas só conseguiu materializar a superioridade teórica sobre o conjunto luxemburguês na segunda parte.
Depois da terceira vitória em quatros jogos no Grupo 6 de apuramento, a Seleção soma seis pontos e iguala a França, adversário com o qual perdeu na partida anterior, ocupando por isso terceiro lugar da classificação.
Só os dois primeiros do grupo participarão na fase final do Europeu. O próximo jogo de Portugal é frente à República Checa, em Plzen, mas só terá lugar a 10 de junho.
Grupo 6
1. República Checa 4 jogos/8 pontos
2. França 4/6
3. PORTUGAL, 4/6
4. Letónia 6/4
5. Luxembrugo 5/0
![]() |
![]() |
![]() |
O Sp. Horta venceu a Taça Intercontinental da Horta após bater o Benfica por 32-31 no derradeiro jogo da prova. Num encontro de grande qualidade, os açorianos foram premiados pela persistência com que abordaram o embate, mesmo depois de estarem a perder por 8 golos de diferença a meio da segunda parte.
Empurrados pelo público, os insulares souberam aproveitar da melhor forma o desgaste físico dos encarnados e utilizaram o contra-ataque como arma principal para dar a volta a um jogo que chegou a parecer perdido.
"No final, conseguimos fazer aquilo que devíamos ter feito durante todo o jogo. O Viktor (Tchikoulaev) mudou a táctica para 5:1 e o Benfica teve dificuladades para se adaptar", analisou Pedro Graça, eleito o MVP da partida.
Por sua vez, o treinador do Benfica realçou que "a equipa esteve bem durante os primeiros 50 minutos", acabando por claudicar fisicamente. "Mesmo com o cansaço, não podemos permitir que isto aconteça", resumiu José António Silva, sublinhando, no entanto, que "todos os objectivos com que o Benfica se apresentou nos Açores foram cumpridos".
Depois de jogar com a França, na quinta-feira, na Póvoa de Varzim, a Selecção Nacional viaja para o Luxemburgo, no dia 21 de Março.
Portugal e Luxemburgo medem forças no domingo, 22 de Março, pelas 18h45 locais (menos 1 hora em Portugal). Este jogo é transmitido em directo na RTP2.
No Luxemburgo, os árbitros italianos Roberto Scevola / Tal Alperan vão dirigir o jogo, no qual o delegado EHF é o espanhol Jordi Martorell.
Portugal faz parte do Grupo 6 de qualificação para o Campeonato da Europa Seniores Masculinos Áustria 2010, cuja Fase Final se realiza de 19 a 31 de Janeiro de 2010.
GRUPO 6
1ª Jornada
Letónia : República Checa - 31-34
Luxemburgo : França 21-30
2ª Jornada
- República Checa : França 32-29
- Luxemburgo : Letónia 23-31
3ª Jornada
- PORTUGAL : Letónia 33-31
- Luxemburgo : República Checa 24-35
4ª Jornada
- Letónia : PORTUGAL 25-31
- República Checa : Luxemburgo 30-19
5ª Jornada
- Letónia : Luxemburgo 31-29
- Portugal : França 24-31
Classificação Geral - Grupo 6
1º - República Checa (8 pontos)
2º - França (4 pontos)
3º - Portugal (4 pontos)
4º - Letónia (4 pontos)
5º - Luxemburgo (0 pontos)
Todas as informações sobre o Campeonato da Europa Seniores Masculinos Áustria 2010 em www.ehf-euro.com/aut2010/mens-euro-2010.html
Em 2008, Paulo Pereira conquistou com o ASA o segundo lugar no campeonato nacional de andebol sénior feminino.
"Ele sabe da realidade que vai encontrar como seleccionador nacional, mas estamos cientes que fará bom trabalho", argumentou.
Paulo Pereira substitui o angolano Vivaldo Eduardo e terá como primeiro grande teste o campeonato do mundo, em Dezembro próximo, na China, no qual Angola vai procurar melhorar o sétimo lugar alcançado em 2007, em França.
Copa del Rey | Final |
Barcelona | 29 |
---|
Ciudad Real | 26 |
---|
Equipos |
---|
29. Barcelona Borges: Kasper Hvidt (p), Noddesbo (2), Víctor Tomás González (4), Demetrio Lozano (1), Ugalde (1), Iker Romero (10 4p), Laszlo Nagy (6), Jermenyr (-), Boldsen (1), Mikkel Hansen (1), Albert Rocas (3) y Marco Oneto (-). |
26. Ciudad Real: Arpad Sterbik (p), Källman (5), Jerome Fernandez (4), Pajovic (-), Stefansson (3 1p), García Parrondo (-), Luc Abalo (5), Rutenka (5 2p), Uros Zorman (-), Alberto Entrerríos (3), Viran Morros (1) y Hombrados (p). |
El Barcelona Borges es el nuevo campeón de la Copa del Rey de balonmano después de imponerse al Ciudad Real por 29 a 26 tras un apasionante partido marcado por la dureza defensiva culé y la gran labor bajo los palos de Kasper Hvidt.
El partido fue muy igualado durante todo el encuentro, pero el buen hacer del guardameta danés Kasper comenzó a desquiciar a los lanzadores manchegos, que veían cómo no eran capaces de batirle ni de penalti.
Al descanso se llegó con empate a 14 y ninguno de los dos equipos parecía más favorito que su rival. En la segunda parte los catalanes comenzaron a afinar la puntería y lograron una renta de tres goles a resultaría fundamental a la postre.
Sterbik no fue el de otras citas anteriores y aunque la entrada de Hombrados sirvió a los manchegos para asegurar mejor su marco, los lanzadores no fueron capaces de aprovechar sus oportunidades.
Los de Talant echaron de menos a los pivotes Dinart y Uríos, por lo que tanto en defensa como en ataque, dicho puesto quedaba un tanto huérfano. Además, en los momentos clave del partido, tan sólo Källman y Abalo fueron capaces de rendir a la altura, mientras que otros como Entrerríos o Stefansson no pudieron crear prácticamente nada de peligro ante el muro defensivo culé.
A diez minutos para el final, los de Xavi Pascual pisaron el acelerador y como ya le ocurriera al Portland San Antonio el sábado en semifinales, sus rivales no fueron capaces de seguir el endiablado ritmo catalán, acabando sucumbiendo al poderío azulgrana por 29-26.Con este triunfo, el Barcelona logra su decimotercer título de Copa de su historia y puede presumir de haberle 'quitado' las dos últimas finales al Ciudad Real (Supercopa de España y Copa del Rey).
Os árbitros alemães, Bernd Ullrich e Frank Lemme, foram detidos no dia seguinte à final, em pleno aeroporto de Moscovo, depois de ter sido detectada na sua bagagem uma bolsa de plástico contendo 50 mil dólares. Incapazes de explicar a origem daquela quantia às autoridades russas, os alemães puderam seguir viagem, depois de assinar um documento renunciando à posse do dinheiro.
O caso ganhou agora dimensão pública, com o Der Spiegel a citar um funcionário da federação russa, que garante ter havido suborno por parte do clube russo. O Chekhovskie Medvedi ganhou a segunda mão da final por oito golos de diferença, anulando a desvantagem trazida de Espanha.
Os árbitro alegam inocência, afirmando que o dinheiro foi colocado na bagagem sem o seu conhecimento, mas o facto de não terem informado a federação alemã do sucedido foi suficiente para que esta os suspendesse das funções até que o inquérito ficasse concluído.ABC, 36 x Belenenses, 24
Sporting, 32 x Liberty S. Bernardo, 27
Águas Santas, 29 x Madeira SAD, 29
SC Horta, 25 x FC 27
Injury study | ||
![]() Prof. Hans Holdhaus carried out a study during the EHF EURO 2008 in FYR Macedonia. The aim of the study was to analyse current data to obtain an overview of the number, type and severity of injuries and the time players are unable to train and play as a result. |
The pairings for the Quarterfinals of the EHF Champions League were drawn in the EHF Headquarters, Vienna.
The fixtures:
HC Croatia Osiguranje-Zagreb | vs | THW Kiel |
Ciudad Real | vs | MKB Veszprém KC |
SG Flensburg Handewitt | vs | HSV Hamburg |
Chehovskie Medvedi | vs | Rhein-Neckar Löwen |
The exact playing times will be published in the upcoming days after consultation with TV partners.