Árbitros dinamarqueses denunciam tentativa de suborno

Os árbitros dinamarqueses Martin Gjeding e Mads Hansen sofreram uma tentativa de suborno em Junho de 2008 antes de um jogo de apuramento para o Mundial de andebol da Croácia de 2009 entre a Roménia e o Montenegro, revela hoje o diário Yllands-Posten.
O diário, que cita um relatório oficial, informa ainda que terão sido oferecidos 30.000 euros a cada um dos árbitros para ajudarem a Roménia, mas Gjeding e Hansen recusaram a proposta e denunciaram a situação à comissão de árbitros da Federação Dinamarquesa de Andebol (DHF) e à Federação Europeia de Andebol (EHF).
Depois da tentativa de suborno, a dupla entrou em contacto, via telefónica, com o presidente da comissão de árbitros da DHF, Ole F. Petersen, a denunciar a situação.
"Não o considero um caso grave. Não havia motivo para informar mais ninguém, uma vez que recusaram a oferta", declarou Peterson ao diário, para justificar o facto de a DHF não ter tomado qualquer medida.
Tanto o presidente da DHF, Per Rasmussen, como o director geral, Morten Stig Christensen, negaram ter conhecimento da situação.
"Se a direcção da DHF tivesse tido conhecimento de algo, teria reagido imediatamente", afirmou Christensen, que se mostrou surpreendido pelo facto de a EHF não ter actuado.
Christensen frisou sentir-se "perturbado" e defendeu uma "mudança radical" no mundo do andebol.
Alguns jornais alemães divulgaram recentemente que os árbitros Bernd Ullrich e Frank Lemme foram subornados na final da Taça das Taças entre o Chekhovskie Medvedi e o BM Valladolid, disputada em Abril de 2006 em Moscovo.
publicado em "o jogo"

Nenhum comentário: