SELECIONADOR FAZ ANTEVISÃO DO ENCONTRO COM A FRANÇA

O selecionador nacional de andebol, o sueco Mats Olsson, admitiu hoje que Portugal vai encontrar muitas dificuldades para vencer a França, esta quinta-feira, em encontro de apuramento para o Europeu de 2010.
"Para ganhar à França, temos de fazer um jogo quase perfeito, individual e colectivamente. Temos de cometer muito poucos erros ofensivos e defensivos. É isso que vamos tentar fazer", afirmou o técnico na antevisão da partida que vai realizar-se na Póvoa de Varzim, às 20:30.
O treinador sueco garantiu que a equipa portuguesa está "bem preparada" e que por isso se vai apresentar "com respeito, mas sem medo". "A pressão está em cima da França e não de Portugal, apesar de jogarmos em nossa casa. Já fui campeão do Mundo e sei que nestes casos se tem de demonstrar que o continuamos a ser", frisou.
Mats Olsson salienta ainda que "é uma grande honra" defrontar o actual campeão olímpico e mundial numa partida oficial. "Poucas vezes podemos ver equipas portuguesas a jogar com aquela que é, actualmente, a melhor equipa do mundo", lembrou.
Apesar de os gauleses se apresentarem em Portugal sem alguns dos seus principais atletas (como Nikola Karabatic, Didier Dinart, Guillaume Gille e Xavier Barachet), o selecionador nacional considera que a dificuldade do jogo "é a mesma", pois "a França não são três ou quatro jogadores, é um conjunto".
Olsson acrescenta ainda que a pressão está do lado francês, que já perderam um dos dois jogos disputados no Grupo 6 da fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2010. "Não podem deixar mais pontos pelo caminho, pelo que estão aqui para ganhar", adiantou o técnico.
Quanto à situação portuguesa na fase de apuramento - 2 vitórias em igual número de jogos, ambos com a Letónia - é tranquila. "Se ganharmos, muito bem, se o resultado for negativo temos ainda bastantes possibilidades de ficarmos num dos dois primeiros lugares e conseguirmos o apuramento", concluiu Mats Olsson.
Fazer história
Carlos Carneiro foi o jogador presente na conferência de imprensa de antevisão do encontro e o central benfiquista destacou a grande motivação da equipa nacional e possibilidade de fazer história em caso de triunfo sobre os gauleses.
"Estamos supermotivados por ser um jogo oficial perante os campeões do Mundo, na nossa casa. Temos a possibilidade de fazer história, porque a última vitória contra a França data de 1949. Vamos jogar com respeito, mas não nos podem tirar a ambição de vencer", afirmou.
Já o selecionador francês, Claude Onesta, admitiu que a última semana foi "difícil", face à ausência de vários jogadores fundamentais na equipa, mas assumiu o favoritismo. "O campeão do Mundo e olímpico é favorito em qualquer jogo, apesar de sabermos que as equipas adversárias estão sempre muito motivadas", referiu o técnico.
Onesta considerou ainda que a equipa portuguesa tem "bons jogadores" e vai contar com o "calor do público", mas não hesitou em frisar que uma vitória é essencial. "O apuramento disputa-se entre três equipas, França, Portugal e República Checa. Em caso de derrota, ficávamos numa situação complicada, em que teríamos de ganhar todos os jogos", concluiu.

Publicado em "Record"

Nenhum comentário: