Federação abre portas a clubes da Liga

PLANEAMENTO DE 2009/10 PREVÊ EXTINÇÃO DA INSTITUIÇÃO PROFISSIONAL

A Assembleia Geral (AG) da Federação de Andebol de Portugal (FAP) aprovou este sábado, por maioria, uma proposta que abre portas à integração dos clubes da Liga Portuguesa de Andebol (LPA) na primeira 1.ª nacional.

Em AG extraordinária destinada a aprovar o planeamento para a época desportiva de 2009/2010, a possibilidade de extinção da LPA ficou prevista com a aprovação do "Anexo C", que prevê a realização de uma competição principal com 12 clubes.

Na 1.ª divisão nacional seriam incluídos os actuais nove clubes da LPA e os três primeiros da actual competição máxima da FAP, num modelo competitivo similar ao da actual Liga, com fase regular e playoff.

No entanto, foi também aprovada, por maioria, uma proposta que prevê a manutenção do actual modelo competitivo federativo (Anexo A), tendo sido prevista e incluída a realização da Supertaça Arena - Portimão.

No caso da LPA, que fez sexta-feira sete anos, não se extinguir, alguns dos seus clubes podem ainda ser integrados na competição federativa.

Os clubes da LPA ainda vão reunir para decidir o seu futuro (extinção ou manutenção), pelo que a FPA decidiu deixar em aberto as duas hipóteses.

Na sessão ordinária da Assembleia Geral foi aprovado o Relatório e Contas relativo ao exercício de 2008.



Nenhum comentário: