Arsenal na Serra da Estrela!

Um passeio em direção ao céu



Mais um projeto desta família arsenalista, onde a ideia será de passar um excelente dia de convívio na companhia de quem nos é mais querido, disfrutando da enorme beleza paisagística que a Serra da Estrela proporciona a quem por lá passa e esquecer o "corropio" que nos é imposto pela vida moderna.
A Serra da Estrela, ponto mais alto de Portugal Continental, constitui-se num dos últimos destinos turísticos onde a natureza preservada contra todas as tendências devastadoras da sociedade contemporânea, se revela, passo a passo, em recantos de espetacular beleza.
Para quem gosta de montanhas, a Serra da Estrela é o local ideal para um passeio de fim-de-semana. Aqui se encontra algumas das mais bonitas aldeias históricas, gastronomia regional e, se for tempo disso, ainda se pode aproveitar para se divertir na neve.
Saindo às sete horas da manhã do dia 31 de Março de 2012 do pavilhão do Arsenal de Canelas, seguiram dois autocarros para o passeio em direção ao local mítico da Torre. Após uma primeira paragem para retemperar forças, Nelas, seguimos viagem, iniciando a subida à Serra da Estrela através da simpática cidade de Seia, famosa pelo seu queijo, onde as magníficas paisagens nos rodeiam e nos acompanham em todo o percurso: Narcisos, Pinheiro-bravo, Azinheira, Giesta são exemplos da flora que podemos encontrar.
Chegados à Torre e após uma visita aos comerciantes que a inundam com os seus produtos regionais, para além do mel, do pão de centeio, das mantas de lã, dos enchidos, o queijo da Serra da Estrela é sem dúvida o produto mais famoso, e de um passeio pelo teleférico. Uma vez que a neve era inexistente, foi recomendável uma visita à lagoa comprida, uma das muitas que nos surgiram pelo caminho e que nos deliciaram a vista.
Prosseguindo nosso itinerário, continuamos o nosso passeio, descendo a serra em direção a Seia, para o merecido repasto, onde foi possível confraternizar e conviver. Logo de seguida, o destino seria a visita ao próximo e digno de registo museu do Pão. Uma delícia que não deixamos perder a oportunidade, onde se conta a história do pão e todo o seu processo atual e passado. Excelente.

Depois desta feliz visita, e não menos interessante, seguiu-se o Museu do Brinquedo de Seia onde podemos reavivar memórias. Este museu apresenta uma série de brinquedos não só de Portugal mas de algumas comunidades africanas, num passeio do passado ao presente, servindo como uma lembrança da nossa infância e de como crescemos como indivíduos e comunidades transformando-nos na sociedade atual. Aqui relembramos outros tempos, e mostramos aos mais jovens os brinquedos de tempos passados, das diferentes épocas e evolução das brincadeiras, numa demonstração de alegria e prazer, e interação de salutar entre adultos e crianças, elementos valiosos para o desenvolvimento da criança e desta comunidade.
A viagem aproximava-se do seu final, e as forças começavam a esgotar-se, e nada melhor que retemperar as forças. Mais uma pequena viagem em direção a Viseu, onde o convívio e a alegria prosseguiram no autocarro. Chegados a Viseu, podemos confraternizar num pequeno lanche no parque da cidade.
Seguindo viagem, rumo ao seu final, podemos usufruir dos últimos momentos de alegria, convívio e satisfação por mais este êxito arsenalista.
Divertimento fantástico!
Passeio admirável.

Nenhum comentário: