Novas Regras - Continuação

Novas Regras a entrar em vigor em Agosto de 2010 - II

Continuando na descrição das alterações aprovadas, e a entra em vigor em Agosto de 2010. Hoje Falaremos sobre a Regra 7 – Nomeadamente os Passos.

Regra 7 ( Jogar a Bola, Jogo Passivo )

Passos.

Na definição actual ( ver regra7:3 ), consideram-se quatro situações , que na verdade são quatro exemplos, de quando é considerado que um atleta deu “um passo”, seja quando recebe a bola no ar, no solo, com um pé no ar, etc…

Considerou-se necessário, definir claramente o “passo”.

Assim a partir de 2010, será considerado que um jogador deu um passo, quando “ Um jogador com a bola, levanta um pé do solo ( ou levanta ambos em simultâneo ) e o/os baixa novamente para o solo. Também será considerado passo, quando o jogador arraste ( ou desliza ) um pé de um lugar para o outro.

Esta definição ( está muito mais de acordo, com a noção que qualquer pessoa tem por “dar um passo” ) irá criar novas possibilidade de “fintas” para os jogadores atacantes e novos desafios aos jogadores defensores ( por aqui se vê a necessidade de haver tempo suficiente para se adaptarem a esta mudança de regra )

Exemplos :

a) – Um jogador recebe a bola com os dois pés no ar, cai primeiro com o pé esquerdo e logo com o direito.

  • Com as Regras actuais ( 2005 ), o jogador terá dado um passo.

  • Pelas Regras de 2010, o jogador não terá dado passos ( zero passos ), desde que não levante e apoie um pé.

b) – O acto de deslizar um pé para junto do outro ( que havia sido previamente movimentado de uma determinada posição ), será considerado “passo” a partir de 2010.

Também é considerado lega a situação do jogador cair no solo com a bola em seu poder. No entanto cometerá infracção , desde que rode sobre si mesmo ou se levante do solo com a bola em seu poder.

No Próximo artigo, iremos falar das alterações à Regra 8 e 16 ( Faltas e Conduta Anti desportiva, e As Sanções )

O Regras

Nenhum comentário: