VENCEU O XII TORNEIO DE S. MATEUS
A Época não se iniciou como era tradicional com a Super Taça Feminina, e com o Tradicional Torneio de S. Mateus, mas é sobre este que incidiremos a nossa crónica. Apesar de em simultâneo se ter registado uma acção de formação para árbitros e técnicos acerca da implementação das novas regras do Andebol. Transformando Viseu na Capital do Andebol por um fim de semana.
Este torneio serviu, não só como preparação das equipas ( Portuguesas ), como ainda para o FC Porto ganhar ritmo competitivo , para a disputa no Dragão Caixa do Grupo de qualificação para a Fase de Grupos da Liga dos Campeões ( dias 3, 4 e 5 de Setembro de 2010 ) .
Participaram 4 das melhores equipas Nacionais ( FC Porto, Benfica, Madeira SAD e Sporting ) e ainda duas equipas estrangeiras , o RK Nexe ( Croácia ) e o Skjern Handbold ( Dinamarca ), divididos em dois grupos, no sistema de TXT a uma volta, com jogos Classificativos.
Resultados:
Grupo A
Benfica 30 – 33 RK Nexe
RK Nexe 30 – 32 FC Porto
Benfica 33 – 28 FC Porto
Grupo B
Sporting 28 – 31 Skjern Handbold
Skjern Handbold 28 – 28 Madeira SAD
Madeira SAD 24 – 30 Sporting
Jogos Classificativos
5/6 Lugar – FC Porto 33 – 27 Madeira SAD
3/4 Lugar – Sporting 38 – 37 RK Nexe
1/2 Lugar – Skjern Handbold 27 – 26 Benfica
Outros Prémios
Melhor Jogador – Carlos Carneiro
Melhor Marcador – Carlos Carneiro
Melhor Guarda Redes – Hugo Laurentino
Falando sobre as equipas portuguesas, aquilo que se poderá dizer, é simples existe ainda muito trabalho a fazer, no entanto registaram-se bons momentos de andebol, mormente o jogo Benfica / FC Porto ( com Carlos Carneiro e Filipe Mota, em grande plano, bem acompanhados por Hugo Laurentino, Ricardo Candeias e João Ferreirinho ), foi um bom espectáculo de andebol e que pode ter contribuído para a divulgação da modalidade. No Madeira SAD, com a entrada de vários elementos novos no Plantel ( João Ferraz e Nuno Silva , também em bom plano ), o técnico Paulo Fidalgo ainda tem muito trabalho pela frente, mas a equipa já dá mostras de que não irá ser uma equipa fácil , no Sporting nota-se ainda alguma falta de entrosamento, mormente de Rui Silva, e os Lesionados Petric e Pedro Solha, retiram competitividade à equipa , do FC Porto, sinceramente que esperávamos mais ( neste momento ), notando a forma deficitária de Wilson Davyes e ainda a pouca experiência do jovem Jorge Silva, mas com Gilberto Duarte em grande forma, no entanto em termos defensivos, apresentaram ( na nossa opinião ) algumas falhas. Por último a grande surpresa , o Benfica, apresentou-se numa forma razoável, e com algumas das aquisições a fazerem a diferença ( José Costa e Milan ) e com o jovem António Areias a merecer mais tempo de jogo.
As duplas de arbitragem Presentes ( Eurico Nicolau / Ivan Caçador, Roberto Martins / Daniel Martins , César Carvalho / Daniel Freitas, Ana silva / Ana Afonso e João Basto / Júlio Cardoso ), globalmente produziram trabalho positivo, embora a dupla Eurico Nicolau / Ivan Caçador, esteja num nível bem superior ás restantes, especialmente no que concerne à aplicação dos novos conceitos técnicos e disciplinares.
Um factor negativo , o comportamento do Delegado aos jogos ( Manuel da Conceição ), interferindo demasiadas vezes e algumas mal, conforme foi relatado e constatado na transmissão televisiva do jogo Benfica / FC Porto, devendo lembrar-se , que a sua função é colaborar e auxiliar as duplas e nunca ser a “vedeta” do jogo, e com a sua actuação, complicar a “vida” aos árbitros. Apenas achamos estranho, que não tenha sido cumprido um dos conceitos das novas regras ( As camisolas dos Oficiais de equipa do Sporting, eram exactamente da mesma cor das camisolas dos jogadores de campo do RK Nexe ), ver novo ponto 3 do regulamento da Zona de Substituições.
Outro facto estranho, foi a não intervenção do serviço de estatísticas online, conforme se verificou no ano transacto, neste mesmo torneio. Como desapareceu o link do Portal da FAP, nós interrogamo-nos, se este serviço irá existir, esta época ???
O Noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário