Fátima Silva: «Os jogadores pagam para jogar»

O CDE Camões é líder destacado da 2ª divisão-zona sul mas nem tudo são rosas no clube. Ao leme está... uma mulher!

O Clube Desportivo Escolar Camões é líder invicto da zona sul do campeonato nacional da 2ª divisão. Sob o leme da treinadora Fátima Silva, o Camões conta com 30 pontos, fruto de 10 vitórias em 10 jornadas, tendo presença practicamente assegurada na fase final do campeonato.

Fátima Silva indica o bom espírito de grupo como o segredo para a boa campanha de uma equipa onde “os jogadores pagam para jogar”. “O grupo é composto por bons jogadores mas também é muito forte psicologicamente. Somos nós, desde treinadora a jogadores que pagamos as inscrições para podermos jogar. E a alimentação quando nos deslocamos também é suportada por nós. Os jogadores gostam de estar juntos e essa é a força do Camões”, refere ao scn.

Numa equipa composta em grande parte por jogadores da formação, o objectivo do Camões passa por vencer a 2ª divisão. “Para já queremos qualificar-nos para a fase final e, em caso de continuarmos a vencer, daqui a duas jornadas podemos matematicamente alcançar esse objectivo”, constata. Na fase final, as equipas da zona norte são os maiores adversários na luta pela 2ª divisão. “O campeonato na zona norte é mais forte e mais competitivo que na zona sul. Na fase final é das equipas do norte que esperamos mais dificuldades mas vamos tentar vencer a competição”, diz, confiante, a treinadora.

Caso ganhe a 2ª divisão nacional, esse é um feito que se repete pela terceira vez no historial do clube. “O Camões é uma equipa que começou nos regionais mas que foi sempre subindo até chegar à 1ª divisão, de onde desceu o ano passado embora tivesse terminado em 5º lugar. Anteriormente, já tínhamos vencido a 2ª divisão por duas vezes (06/07 e 07/08) mas da primeira optamos por não subir à 1ª divisão por causa da falta de apoios”, revela a técnica do líder da zona sul.

Tal como em 06/07 e 07/08, ainda não é certo, mesmo que tenha direito a isso, que o Camões suba à 1ª divisão. “A equipa quer ganhar a 2ª divisão. Depois logo se vê se subimos ou não. Depende dos apoios que possamos vir a ter. O apoio da Câmara Municipal de Lisboa é pouco mas o da Junta de Freguesia é nenhum, desde há quatro anos para cá”, critica Fátima Silva.

Na zona sul, o Camões lidera com mais 6 pontos que o 2º classificado, o Passos Manuel, e na próxima jornada irá receber a equipa do Alto Moinho, que se encontra no 7º lugar.

Nenhum comentário: