BENFICA na FINAL da LIGA

Benfica vence Sporting (28-25)

Foi preciso prolongamento para encontrar o adversário do FC Porto na final do «play-off» da Liga Portuguesa de Andebol.

O Benfica ganhou ao Sporting, por 28-25, após prolongamento, no Pavilhão da Luz, o terceiro jogo das meias-finais do "playoff" do Campeonato Nacional, garantindo a passagem à final da competição onde irá medir forças com o FC Porto, num duelo que começará no próximo domingo, pelas 16 horas, no Dragão Caixa.

Numa partida de grande qualidade e enorme emoção, o guarda-redes João Ferreirinho foi a principal arma dos actuais campeões nacionais. É que se no período regulamentar já tinha estado muito bem, no tempo extra, só permitiu 1 golo ao Sporting, quando a vitória do Benfica estava assegurada, a 25 segundos do final.

O Benfica, fortemente apoiado pelos seus adeptos, entrou bem no jogo, conseguindo rapidamente chegar aos 3-0. Até aos 6-3, as águias mantiveram o controlo das operações mas, por volta dos 12-15 minutos, tudo ficou nivelado. O Sporting empatou a 7 e só por momento, aos 12-9, voltou a ver o opositor a uma distância relativamente dilatada. O descanso chegou com os locais na frente, mas apenas com 1 golo de vantagem (14-13).

Foram os detentores do título que voltaram a entrar melhor no segundo período, mas depois do 15-13, o Sporting foi sempre o conjunto mais esclarecido. A partir do 15-15, o Benfica nunca mais dispôs de um avanço superior a 1 golo e, quando já se jogavam os derradeiros 10 minutos, os leões estrearam-se na frente do marcador (21-20).

Partida interrompida

Antes, por volta dos 37 minutos, com o Benfica a vencer 17-16, os árbitros resolveram suspender a partida durante cerca de 5 minutos. O lançamento de parte de uma cadeira para o terreno de jogo - antes já tinham sido arremessados vários isqueiros e moedas - esteve na origem da posição dos juízes. As duas equipas chegaram a recolher aos balneários, mas após conversa breve, a partida foi reatada.

Aproveitando uma enorme falta de soluções ofensivas dos encarnados, o Sporting atingiu os últimos 5 minutos a ganhar por 2 (23-21), mas vários erros consecutivos proporcionaram contra-ataques ao Benfica que, já com menos de 2 minutos para jogar, empatou a 23.

O Sporting voltou a passar para a frente (24-23) e defendendo com "unhas e dentes" parecia ter o assunto resolvido. Mas, no derradeiro segundo, na sequência de um livre de 9 metros, o russo Zaikin recebeu a bola e "disparou" para o fundo da baliza, empatando o duelo e forçando o prolongamento.

Ferreirinho decisivo

No prolongamento, já com os jogadores verdadeiramente extenuados, o Benfica começou na frente, aproveitando a marcação de um livre de 7 metros e, por mais incrível que possa parecer, os primeiros 5 minutos não renderam mais golos. Mais do que falhas dos atacantes, os guarda-redes foram os grandes responsáveis por isso. E se Humberto Gomes brilhava, João Ferreirinho não ficava atrás e, mais importante, era decisivo.

Gerindo melhor a posse de bola e tirando partido da súbita quebra de rendimento ofensivo de Bosko Bjelanovic (melhor jogador do Sporting durante o tempo regulamentar), as águias conseguiram aumentar a vantagem para 27-24 e tudo ficou decidido. E só aí Ferreirinho sofreu 1 golo no tempo extra. Mas, os leões jão não tinham tempo, nem forças, para encetar a recuperação. Aliás, mesmo em cima do final, Luís Nunes (outro dos melhores em campo) ainda selaria a contenda com o 28-25.

Fonte: Record
COMENTÁRIOS
Quinta-Feira, 14 Maio
• 23:42 - Rudolfo
Só agora soube que os árbitros foram os mesmos do Benfica-São Bernardo, em que o são bernardo se queixou de anti-jogo pois os jogadores do SLB estavam sempre a cair, interrompendo assim contra-ataques. Pelos vistos, a lição estava bem estudada pois voltaram a fazer isso hoje perante a apatia e condescendência dos árbitros. Quero que fique claro, que oSporting foi melhor e devia ter passado. o Benfica será cilindrado pelo FCPorto. Paulo Faria e jogadores - foram os melhores...

• 23:41 - André Filipe Moreira Santos
Jogo cheio de emoção, nos ultimos minutos da segunda parte o scp teve muito perto da vitória mas não soube gerir a vantagem da melhor maneira e o slb lá se safou no ultimo segundo (com justiça). No prolongamento o slb dominou por completo e o Ferreirinho foi um Ferreirão... a final vai ser ainda mais complicada, o fcp este ano tem uma boa equipa... Gostei do ambiente final no pavilhao, oxalá fosse assim no futebol....

• 23:41 - Daniel
Abritagem Vergonhosa. Organização da Liga vergonhosa. Andebol de luto, tal como a verdade desportiva. Espero que o Sporting abandone esta Liga corrupta.

• 23:40 - GLORIOSO SLB
Grande vitória dos CAMPEÕES NACIONAIS!!!! Ela é dedicada a todos os benfiquistas e ao energúmeno treinador das osgas que nem parece ter sido atleta internacional e chora, chora chora!!! Rumo ao título!!! VIVA O BENFICA

• 23:38 - Adriano Resende
By By Sporting! Estou a brincar. Qualquer equipa podia ganhar, pois são muito equivalentes, e só é pena a final não ser entre estas equipas. Lá terá de ser com o f c corrps.

• 23:37 - Rudolfo
O Sporting devia ter sido menos "civilizado" a lidar com os jogadores do Benfica - sempre que um deles se lesionava (leia-se, atirava-se para o chão) osarbitros paravam o jogo (impedindo o contra-ataque) MAS NÃO O RELÓGIO.O Benfica já havia feito isto contra o S.Bernardo e usou a mesma técnica hoje. O Sporting, se quer ganhar no futuro, terá de ser menos "civilizado" e continuar a jogar mesmo que os outros façam anti-jogo.O Nunes foi uma vergonha neste aspecto (só no final parou de coxear...)

• 23:36 - pedro arcadinho
Esta vitoria é do Joao Ferreirinho e do Luis Nunes. O benfica tem um treinador muito passivo. Depois do clima de guerrilha que criou o paulo faria nem foi prestar declaraçoes a sporttv no final do jogo! Triste... esta vitoria tb é dedicada a ele! O porto tendo factor casa sera campeao...

• 23:35 - VIAGENS BRASIL lda
O benfica venceu mesmo contrA uma arbitragem vergonhosa

• 23:34 - Celta_Olympiacos_7_5
Numa palavra: Vândalos.

• 23:33 - leandro machado
Grandes marretas.Pareciam zombies.

• 23:32 - Rudolfo
Foi uma vergonha e a melhor equipe ficou pelo caminho. Num pavilhão cheio e onde os adeptos sportinguistas foram impedidos de entrar por anti-desportivismo dos dirigentes encarnados, o Sporting foi a melhor equipe em campo. Os árbitros tiveram sempre dualidade de critérios em desfavor do Sporting: a 3 segundos do fim, o Carneiro envia a bola à cara do Nuno Roque- não só não foi excluido como conseguiu empatar com falta do Rui Silva que puxou deliberadamente o Vaysyluk.

• 23:30 - Daniel
Uma vergonha este clube chamado Benfica. O medo dos adeptos do Sporting era evidente, porque sabem como aquela equipa funciona com o apoio dos adeptos. Esse clube cada vez bate mais no fundo, depois de exigirem o CNAD na final da taça da liga, agora isto. Tenham vergonha.

• 23:28 - goldkeeper11
Domingo vão aprender a jogar andebol e nos só com portugueses....definitivamente não perderei esse jogo, o rui costa que vá la ver...ele anda tão aflito que vai ver o porto a arrumar o benfica em hoquei, em futebol, no caixa lá te esperamos para te dar mais uma azia

• 23:27 - David
arbitragem abilidosa, adeptos sem vergonha e dirigentes iguais.

Nenhum comentário: